CTE/CEPI realiza primeira reunião de 2026 para fortalecimento das normas de segurança contra incêndio

4 de fevereiro de 2026 - 21:11 # # # #

Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndios | Capitão Waldomiro Loreto do Nascimento

A Câmara Técnica Extraorinária do Comando de Engenharia e Prevenção de Incêndio (CTE/CEPI) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) realizou, nesta última quinta-feira, a primeira reunião do ano de 2026, marcando o início dos trabalhos técnicos voltados ao aprimoramento da segurança contra incêndio e pânico no Estado.

O encontro foi presidido pelo Tenente-Coronel Marcelo Sampaio e contou com a presença dos Tenentes-Coronéis Mardens Ney, Marcos Aurélio e Roberto Hugo, dos Capitães Filipe Bentemuller e Araújo, além do Comandante do CEPI, Tenente-Coronel Joel de Abreu Nobre.

A CTE/CEPI tem como missão assessorar o Comando do CBMCE nas matérias relacionadas à engenharia de incêndio, atuando na análise de temas técnicos, apreciação de casos especiais e, principalmente, na revisão, atualização e revalidação das normativas de Segurança Contra Incêndio e Pânico (SCIP).

Durante a reunião, foram discutidas diretrizes para o aprimoramento dos procedimentos técnicos e administrativos, com foco na padronização, modernização das normas e fortalecimento da atuação preventiva do CBMCE.

A atuação da Câmara Técnica assegura que as edificações no Estado do Ceará atendam a critérios cada vez mais rigorosos de segurança, reafirmando o compromisso permanente da Corporação com a proteção da sociedade cearense, em estrito cumprimento da legislação vigente e das boas práticas de engenharia de prevenção.