Institucional

Lorem Ipsum é simplesmente uma simulação de texto da indústria tipográfica e de impressos, e vem sendo utilizado desde o século XVI, quando um impressor desconhecido pegou uma bandeja de tipos e os embaralhou para fazer um livro de modelos de tipos. Lorem Ipsum sobreviveu não só a cinco séculos, como também ao salto para a editoração eletrônica, permanecendo essencialmente inalterado. Se popularizou na década de 60, quando a Letraset lançou decalques contendo passagens de Lorem Ipsum, e mais recentemente quando passou a ser integrado a softwares de editoração eletrônica como Aldus PageMaker.

 

Porque nós o usamos?

É um fato conhecido de todos que um leitor se distrairá com o conteúdo de texto legível de uma página quando estiver examinando sua diagramação. A vantagem de usar Lorem Ipsum é que ele tem uma distribuição normal de letras, ao contrário de “Conteúdo aqui, conteúdo aqui”, fazendo com que ele tenha uma aparência similar a de um texto legível. Muitos softwares de publicação e editores de páginas na internet agora usam Lorem Ipsum como texto-modelo padrão, e uma rápida busca por ‘lorem ipsum’ mostra vários websites ainda em sua fase de construção. Várias versões novas surgiram ao longo dos anos, eventualmente por acidente, e às vezes de propósito (injetando humor, e coisas do gênero).

Quem é quem

Comandante do CEPI

Cel QOBM Ronaldo Bruno de Andrade

O Coronel QOBM Ronaldo Bruno de Andrade tem 29 anos de serviço no Corpo de Bombeiros Militar do Ceará. É pós graduado em Ameaças, Riscos e Vulnerabilidades em Edificações (UNIFOR), especialista em Políticas Públicas(FAMETRO), bacharel em Teologia(CEPROME) e Segurança Pública(APMGEF). Foi Orientador do Núcleo de Bombeiros do Interior(NBI), Coordenador Adjunto da Coordenadoria de Atividades Técnicas – CAT.

 

Servidores

TenCel QOBM Wagner Alves Maia

Comandante Adjunto do CEPI

E-mail

TenCel QOBM Hans Nelivando Rabelo

Chefe da Célula de Análise

E-mail

Maj QOBM Joel de Abreu Nobre

Chefe da Célula de Vistoria

E-mail

Cap QOBM Roberto Hugo Martins

Chefe da Célula de Pesquisa

E-mail

 

Histórico do CEPI

Logo do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio

 

A Diretoria de Serviços Técnicos foi criada pela Lei 9.660 de 06 de dezembro de 1972 sob a denominação de Seção Técnica de Prevenção e Combate a Incêndio. Sua missão foi definida pela Lei 9.729 de 28 de agosto de 1973, regulamentada pelo Decreto nº 10.656 de 31 de dezembro de 1973, que também criou o Fundo de Prevenção e Combate à Incêndio dentro do Estado do Ceará.

 

Em substituição à Lei 9.729 foi criada a Lei 10.421 de 09 de setembro de 1980 que, regulamentada pelo Decreto 14.139 de 17 de dezembro de 1980, instituiu a Taxa Anual de Segurança Contra Incêndio. Em 21 de dezembro de 1987 foi promulgada a Lei 11.403 que, em substituição aos dispositivos legais anteriores, deu novo disciplinamento à cobrança das Taxas.

 

Pelo advento da Lei 10.145 de 29 de novembro de 1977, que dispõe sobre a organização básica da PMCE, a Seção Técnica de Prevenção passou a chamar-se Centro de Atividades Técnicas. Esta denominação prevaleceu até a criação da Lei 11.673 de 20 de abril de 1990 quando então passou a denominar-se Diretoria de Serviços Técnicos. Com a Lei Nº 13.438, de 07 de janeiro de 2004, esta diretoria passou a nominar-se COORDENADORIA DE ATIVIDADES TÉCNICAS, ou CAT, na forma abreviada.

 

Desde 19 de fevereiro de 2019, a antiga Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT) passou a ser chamada de Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI), por força do Decreto 32.978.