CBMCE realiza Operação Orla Segura em Cascavel com foco no período carnavalesco
3 de fevereiro de 2026 - 15:31 ##fiscalizaçãocepi ##Segurançacontraincêndio #CertificadoDeConformidade #Governo do Ceará #Prevenção de Incêndios #vistoria
Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndios | Capitão Waldomiro Loreto do Nascimento
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realizou, no dia 31 de janeiro de 2026, a Operação Orla Segura, com o objetivo de intensificar as ações de fiscalização preventiva em barracas de praia e estabelecimentos comerciais situados na orla do município de Cascavel, em preparação para o aumento do fluxo de pessoas durante o período carnavalesco, bem como atendendo as diretrizes da política das Metas Integradas de Segurança Pública (MISP/SSPDS).

A operação contemplou as praias de Caponga, Barra Nova e Águas Belas, locais de grande concentração de público nesta época do ano. Durante a ação, foram efetuadas 30 vistorias técnicas, com foco na verificação das condições de segurança contra incêndio e pânico, abrangendo, principalmente, as instalações de gás, instalações elétricas, equipamentos extintores portáteis, sinalização de emergência, rotas de fuga e demais medidas previstas nas normas técnicas do CBMCE.
As equipes de fiscalização foram compostas por 06 (seis) vistoriadores, sob a coordenação do Capitão BM Edson, supervisor de vistorias da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Todas as atividades contaram com registro fotográfico, destinado a subsidiar relatórios técnicos e o acompanhamento das eventuais adequações necessárias.

O Cap. Edson destacou a importância da ação preventiva:
“A Operação Orla Segura tem como principal objetivo antecipar riscos e orientar os permissionários para que o período carnavalesco transcorra com segurança. Nosso foco é garantir que as barracas e estabelecimentos estejam adequados às normas de prevenção contra incêndio e pânico, protegendo trabalhadores e frequentadores das praias.”
A iniciativa reforça o compromisso do CBMCE com a prevenção, fiscalização orientativa e proteção da sociedade, especialmente em períodos de grande movimentação turística no litoral cearense.

