Bombeiros Militares do CEPI/CBMCE são premiados no MISP por projeto de Boas Práticas

6 de fevereiro de 2026 - 00:05 # # # #

Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndios | Capitão Waldomiro Loreto do Nascimento

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE) divulgou o Resultado Final da Premiação por Boas Práticas no âmbito do Sistema de Metas Integradas de Segurança Pública (MISP), reconhecendo iniciativas que fortalecem a gestão, a eficiência operacional e a integração das forças de segurança pública do Estado.

Entre os projetos premiados, destacou-se a iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) intitulada “Simplificação dos Processos de Regularização de Edificações”, desenvolvida no âmbito do Comando de Engenharia e Prevenção de Incêndio (CEPI), de autoria do CAP QOBM Waldomiro Loreto do Nascimento, com a colaboração do 2º Sgt BM Walber Santos de Oliveira, 2º Sgt BM Paulo Eduardo Maciel Moreira e do 3º Sgt BM Christopher Douglas Pontes de Oliveira.

O levantamento do trabalho

A boa prática nasceu da necessidade de modernizar e tornar mais eficiente o fluxo de regularização das edificações no Estado do Ceará, reduzindo a burocracia, eliminando retrabalhos e proporcionando maior celeridade nos processos administrativos relacionados à segurança contra incêndio e pânico.

Com a implantação do projeto, o CEPI passou a adotar procedimentos mais simples, padronizados e estratégicos, permitindo melhor aproveitamento do efetivo, economia de recursos públicos e fortalecimento da fiscalização orientada por risco. O resultado direto é um atendimento mais ágil ao cidadão, às empresas, engenheiros e arquitetos, além do aumento da efetividade das ações preventivas do CBMCE.

Segundo um dos autores do projeto, 2ºSgt Paulo Moreira, a iniciativa representa um avanço institucional:

“A simplificação dos processos não significa flexibilizar a segurança, mas sim tornar o serviço público mais inteligente, eficiente e alinhado à missão constitucional do CBMCE de proteger vidas e patrimônios por meio da prevenção.”

Sobre o MISP

Instituído pela Lei nº 19.178/2025, o Sistema de Metas Integradas de Segurança Pública (MISP) é um dos pilares estratégicos do programa Ceará Contra o Crime, voltado à melhoria dos indicadores de segurança pública por meio da integração entre as forças, inovação na gestão e valorização das boas práticas desenvolvidas pelos profissionais da área.

O reconhecimento reforça o compromisso do CBMCE e do CEPI com a modernização administrativa, a eficiência operacional e a melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade cearense.