Estagiários do NUPEC participam de curso de brigadista

5 de abril de 2019 - 19:21 # # #

1° TEN Freitas - Ascom CEPI
diogenes.freitas@cb.ce.gov.br - (85) 3101.2394

Estagiário sorriem para foto no Corpo de Bombeiros do Ceará

Estagiários do NUPEC 2019/1

Nove estagiários do turno da manhã ligados ao atual ciclo de estágio do NUPEC/CEPI começaram nesta segunda-feira (11) um Curso Básico de Brigadista promovido em parceria com o Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH).

Com carga horária de 20 horas-aula, o curso teoria do fogo, pontos de temperatura, classes de incêndio, propagação do fogo, prevenção de incêndios, causas de incêndio, carga de incêndio, fases de um incêndio, métodos de extinção, agentes extintores, inspeção, manutenção e recarga de extintores de incêndio e sistemas preventivos.

Além disso, na área de atendimento pré-hospitalar, o curso aborda cinemática do trauma, avaliação inicial do local, abordagem inicial à vítima, abertura das vias áreas e controle da coluna cervical, desobstrução das vias aéreas, respiração e ventilação, posição lateral de segurança, verificação da circulação, parada cardíaca e reanimação cardiopulmonar (RCP), controle das hemorragias, fraturas, luxações e entorses, desmaios e convulsões, queimaduras e choques elétricos.

Atualmente o NUPEC conta com vinte e sete estagiários que são estudantes dos cursos de Design, Arquitetura e Engenharias Mecânica, Civil, Elétrica, de Produção e de Computação que integram o 4º Ciclo de Estágios do CEPI. São alunos oriundos da UFC, da Unifor, da Uni7 e da Unichristus